Chimpazé

A pelagem é negra e relativamente longa, excepto na face, nas orelhas, nas palmas das mãos, nas solas dos pés e nos dedos, onde têm a pele praticamente nua.

Os chimpazés procuram alimento em pequenos grupos de três a sete membros, mas podem reunir-se em grupos maiores até cerca de 100. Existe uma hierarquia definida tanto entre machos como entre fêmeas.

São animais inteligentes e sociáveis, que comunicam entre si por meio de sons e de gestos. Deslocam-se principalmente no solo, embora trepem com bastante facilidade. Dormem em ninhos nas árvores, que constroem com amontoados de vegetação, normalmente entre nove a 12 metros de altura. Usam "ferramentas" para a resolução de um grande número de problemas, como partir cascas duras, evitar picadas de insectos, apanhar formigas, fazer exibições e ofertas.

Preferem deslocar-se sobre os quatro membros, excepto ao transportar objectos.

Alimentam-se de frutos, rebentos, flores, sementes, exsudados (sobretudo gomas), casca de árvore, térmites, formigas e ainda de ovos de aves, de outros macacos (especialmente colobos) e de crias de antílopes e de javalis.

Mensagens populares