Lobo Ibérico

Reconhecem-se várias subespécies de lobo, entre as quais o lobo-ibérico (Canis lupus signatus), que se encontra na Península Ibérica.

Os lobos são os maiores canídeos actuais. As dimensões e cor da pelagem variam com a localização geográfica. Os lobos-ibéricos têm menores dimensões do que os lobos do norte e a pelagem é predominantemente acinzentada, com a zona dorsal castanho-amarelada. O corpo é robusto, as patas anteriores são um pouco maiores do que as posteriores e a cauda é volumosa. As orelhas são triangulares e os olhos são oblíquos em relação ao focinho. Estes animais têm um excelente olfacto, sendo capazes de detectar uma presa a 2,5 km de distância.

São animais sociáveis, que vivem em grupos familiares (de cinco a oito indivíduos, normalmente), denominados alcateias, nos quais existe uma hierarquia bem definida. As alcateias são dominadas por um casal reprodutor, denominado casal “alfa”, sendo os restantes membros da alcateia normalmente os descendentes adultos desse casal. As alcateias são mais numerosas em locais onde as presas de grandes dimensões sejam mais abundantes. Os uivos são as vocalizações típicas deste animal, cuja função é a reunião de alcateias e uma forma de demarcação territorial. Usam ainda outras vocalizações, posturas corporais e movimentos de cauda para comunicar.

A época de acasalamento decorre de Fevereiro a Abril. O período de gestação é de 61 a 63 dias. Desde o nascimento das crias, que ocorre na Primavera, ao fim do período de amamentação, que dura sete a nove semanas, a fêmea e respectivas crias permanecem numa toca (entre as raízes das árvores, debaixo de rochas ou numa gruta). As crias recebem cuidados quer dos progenitores quer dos restantes membros da alcateia. Atingem a maturidade sexual por volta dos dois anos de idade.

Mensagens populares