Como se livrar das baratas em casa: o guia completo para uma desbaratização eficaz



Para se livrar das baratas em casa, é importante tomar medidas adequadas assim que detecta uma infestação. Entre medidas de higiene e produtos químicos, aqui estão as melhores dicas para uma desbaratização eficaz:


1. Limpeza

Comece por limpar a casa de cima abaixo. As baratas são atraídas por restos de comida e migalhas, mas também por restos de papel e outros insectos mortos. Limpe regularmente os balcões, o chão e os locais onde as baratas podem encontrar alimentos. 


2. Isolamento

Verifique se há rachaduras ou aberturas nos caixilhos das janelas e portas. Estas aberturas podem servir de entrada para as baratas e outras pragas. Utilize um selante para vedar quaisquer fissuras ou brechas. Isso vai ajudar a impedir a entrada de pragas domésticas.


3. Arrume bem a cozinha

Como os restos de comida – especialmente açúcar e amido – são um manjar para as baratas, arrume bem a sua cozinha.  As baratas podem entrar em sacos ou caixas de comida mal fechadas (caixas de cereais, massa, açúcar…). Mantenha todos alimentos em recipientes herméticos, de preferência em armários fechados.


4. Use repelentes naturais 

Se a sua família se preocupa com o ambiente, comece por experimentar soluções naturais para repelir as baratas. Por exemplo, uma mistura de água e vinagre à volta do balcão e dos armários da cozinha pode ser eficaz. Borrife essa solução em todas as áreas onde as baratas costumam aparecer!


5. Iscas, armadilhas e veneno 

Hora da artilharia mais pesada! Coloque armadilhas ou iscas em áreas onde as baratas são mais comuns. Encontra muitas armadilhas à venda online, enquanto o insectida se encontra na maioria dos supermercados. Coloque os iscos em locais estratégicos e verifique as armadilhas todos os dias.


6. Chame uma empresa de desinfestação

Se os passos anteriores falharam, é hora de chamar um profissional. Contacte empresas de desinfestação na sua área ou, se possível, uma empresa que se especializa na desbaratização de casas. Quando a infestação é muito grande, é preciso um tratamento inicial e outro de manutenção.


Mensagens populares