5 Raças de Cães Mais Inteligentes



Os cães são conhecidos por serem animais de companhia fiéis e que conseguem aprender dezenas de ‘truques’. Mas há quem defenda que nem todos os cães são iguais, por isso fomos investigar quais são as 5 raças de cães mais inteligentes no mundo inteiro. Se está à procura de um cão-guia, estas são as 5 apostas mais seguras.


Rottweiler

Os rottweilers são famosos pela sua “agressividade” e pelo seu instinto protector. Criado por pastores alemães para guardar os seus rebanhos, são uma raça extremamente inteligente, capaz de aprender muitas coisas e de obedecer ordens com precisão. Quem tem rottweilers pode recorrer a treinos para cães para educá-los e verá esta segunda faceta com facilidade.


Labrador Retriever

Os labrador são conhecidos por serem animais dóceis e carinhosos com os humanos. Mas também são cães indiscutivelmente inteligentes: não é por acaso que muitos cães-guia são labradores retriever. Além do trabalho como cães-guia, também conseguem prestar apoio emocional e acompanhar crianças deficientes ou detectar bombas e drogas.


Golden Retriever

Tal como os labradores, os cães golden retriever são famosos por serem carinhosos e familiares. Mas também estão entre as 5 raças de cães mais inteligentes: conseguem acompanhar caçadores, trabalhar em operações de resgate, detectar de bombas e assumir as funções cães-guia. Quase não há limites para o que conseguem aprender!


Pastor Alemão

Uma das raças mais famosas que cães e uma das mais inteligentes. Em parte, tornam-se conhecidos devido às inúmeras aparições em séries e filmes - são tão fáceis de treinar e tão obedientes que são dos melhores companheiros para ter em cena! Contudo, fora da ficção também têm papéis cruciais como cães-polícia e rastreadores. São óptimos com crianças.


Border Collie

Algumas pessoas consideram os border collies como a raça de cães mais inteligente. São cães muito activos e nunca ficam parados, por isso precisam de exercícios físicos diários e estimulação mental. Um estudo feito em 2011 demonstrou que os border collies conseguem aprender 1022 palavras e acções: impressionante, não é?

Mensagens populares