Os melhores répteis de estimação



Quando pensamos em animais de estimação, quase sempre pensamos em cães e em gatos. Ocasionalmente também há pessoas que têm pássaros, tartarugas, coelhos, chinchilas ou hamsters como animais de estimação, mas apenas os mais corajosos adoptam um réptil como animal de estimação. Se está a pensar adoptar um animal “exótico”, estes são os melhores répteis de estimação.

Lagarto.

Os lagartos são excelentes répteis de estimação, uma vez que não precisam de muito espaço e podem viver confortavelmente num reptilário pequeno. A alimentação varia com o topo de lagarto - se não tiver a certeza, consulte um veterinário. Os lagartos precisam de comer insectos e um dos seus alimentos favoritos são os grilos, as minhocas e as larvas. Algumas espécies de lagartos também precisam de folhas verdes escuras na sua dieta.

Dragão Barbudo.

O dragão barbudo, originário da Austrália, é um dos répteis mais dóceis que conhecemos. São extremamente sociáveis e é possível legalizar um dragão barbudo como animal doméstico em Portugal. Os exemplares mais amigáveis deixam-se pegar pelos humanos a quem está habituados e podem até dar pequenos passeios ao ombro dos donos. A alimentação também é à base de insectos e pode procurar dietas específicas para dragões barbudos em lojas da especialidade.

Iguanas.

Outro “animal exótico” legalizado em Portugal é a iguana, originária da América Central e do Sul. São répteis muito exigentes em cativeiro, que precisam de comer muitos vegetais (mas não alface e tomate!) e até fruta. Convém procurar um reptilário grande, pois é um animal que cresce bastante e que precisa do seu espaço para se sentir bem. Há diversas espécies, algumas com escamas coloridas e outras totalmente verdes.



Se está a pensar adoptar um animal exótico ou um réptil, certifique-se que nenhum membro do seu agregado familiar tem fobia a reptéis e anfíbios. Certifique-se também que se trata de uma espécie permitida e legal em Portugal, de forma a poder registar o seu animal de estimação e obter todos os cuidados necessários. Antes de adoptar, procure também um veterinário próximo da sua casa que tenha experiência com animais exóticos.

Mensagens populares