Panda Gigante

Os pandas gigantes vivem em alguns dos territórios mais altos e desprotegidos das montanhas chinesas, junto ao território tibetano. Isso tem dificultado o levantamento efectivo de quantos animais sobrevivem em liberdade, mas tem a vantagem de ir protegendo alguns destes animais dos caçadores furtivos.

Esta espécie está verdadeiramente ameaçada, embora a sua situação já tivesse sido bastante mais dramática.


Alimentação
Como o bambu é um alimento nutricionalmente muito pobre, os pandas têm de passar grande parte da sua vida a comer, não podendo, por esse motivo, gastar muitas energias. O seu corpo, adaptado a este regime, funciona de forma muito lenta e compassada, pelo que o panda é um animal muito fácil de caçar, tanto mais que, ao contrário de outros ursos, não é violento nem agressivo.

Reprodução
As mães pandas fazem, no máximo, uma gravidez por ano, que dura cerca de 9 meses. Nascem um ou dois pequenos pandas com pouco mais de 10 cm e que na maior parte dos casos pesam entre 80 e 90 gramas, sendo portanto muito frágeis para as condições em que vivem.Tamanho, peso e longevidadeOs pandas medem, em adultos, cerca de 1,55 m, pesam cerca de 150 kg. Podem viver 25 anos, embora haja registo de um animal desta espécie que viveu em cativeiro na China até aos 35 anos.

Mensagens populares