Javali

Outras designações: porco-montês, javardo, porco-bravo
Tamanho: 125 a 180 cm de comprimento e cerca de 100 cm de altura

Peso: Machos – entre 130 kg a 250 kg. Fêmeas – entre 80 kg a 130 kg

Perspectiva de vida: de 10 a 30 anos
Origens: Norte de África e sudoeste da Ásia

O javali é um animal de corpo maciço e robusto, de cabeça volumosa e focinho alongado. Os dentes caninos inferiores, designados por navalhas, são uma autêntica lâmina, permanentemente afiada pelo contacto com os dentes superiores. Esses dentes são utilizados como arma de defesa e servem também para cortar os alimentos que comem.

A pelagem é constituída por cerdas grossas de grandes dimensões, duras e ásperas. Debaixo desta cobertura encontram-se as crinas, que são pêlos lanosos sem cor, que protegem o animal contra o frio. A cor mais frequente para a pelagem é o cinzento-escuro, variando ocasionalmente até ao negro-prateado ou ao arruivado. A pelagem de Verão (de Maio a Outubro) é mais curta e mais clara. A coloração varia ainda com a idade, sendo os mais jovens (até aos 6 meses) pardos com listas amarelo-acastanhado e adquirindo depois um tom uniforme castanho-claro.

HABITAT
O javali prefere os pinhais, os soutos e os matagais. Procura abrigo em florestas e bosques, sobretudo os que são constituídos por árvores que perdem as folhas durante o Inverno e que tenham junto ao solo uma camada de arbustos bem desenvolvida.

ALIMENTAÇÃO
O regime alimentar do javali é omnívoro. Pode seguir alguns tipos de dieta, dependendo da estação do ano, da região onde habita ou da idade. É apreciador de frutos tenros e secos, de bolotas, de raízes, de batatas e legumes. No Verão, a sua dieta consta de coelhos, lebres, répteis, crias de aves e mamíferos e de alguns animais mortos.
Estes animais escavam a terra em busca de raízes e tubérculos. A sua procura por alimentação é feita, maioritariamente, durante a noite. Além disso, também invadem terras cultivadas, especialmente campos de batata e milho.
LOCOMOÇÃO
O tipo de locomoção do javali é a corrida, uma vez que apenas assenta no solo dois dedos (o segundo e o quinto dedo de cada pata).
MODO DE VIDA
Os javalis associam-se em grupos cujo elemento fundamental é uma fêmea adulta e onde se estabelece uma pirâmide hierárquica muito precisa, encabeçada pelos machos de cerca de 3 anos, seguindo-se as fêmeas, depois os jovens acompanhantes e, finalmente, as crias.
Durante o período do cio, o grupo dissocia-se dando origem a dois grupos, o grupo das fêmeas e o grupo dos machos.
Outra característica dos javalis é a deslocação periódica que fazem. No Outono vão para perto dos campos cultivados, no Inverno embrenham-se nas matas e no Verão vão para os silvados e canaviais, deslocando-se no fim da tarde para os charcos ou lameiros para se banharem.
A sua actividade é muito intensa durante a noite e durante o dia repousam.

CURIOSIDADES
» Os Javalis são animais muito antigos, sendo retratados em desenhos dos homens das cavernas. Devido ao sabor da sua carne, ao seu temperamento agressivo e à sua bravura, é um animal muito cobiçado por caçadores, desde os tempos da Idade Média.

» São animais que vivem em bandos mistos (com machos jovens). Os machos adultos só ficam nos grupos na época do cio das fêmeas.

» Adoram água, são óptimos nadadores; costumam refrescar-se brincando em pequenas poças de água, ou em torneiras.

» Normalmente não atacam a menos que se sintam intimidados.

» Correm com muita velocidade, quase sempre em linha recta.

» Possuem o olfacto e a audição mais desenvolvidas do que a visão.

» São animais de comportamento sociável, mas não territorialistas, ou seja, não marcam território.

» O grunhido do javali chama-se arruar.

» Os banhos na lama têm várias funções para os javalis. Uma função é regular a temperatura corporal, uma vez que os javalis não suam por terem glândulas sudoríparas atrofiadas. De igual modo se considera que os banhos de lama têm um importante papel nas relações sociais da espécie, inclusive na selecção sexual. Enquanto no Verão usam do banho na lama todos os javalis, sem distinção de sexo ou idade, durante a época do cio parecem reservados quase que exclusivamente aos machos adultos. Têm-se considerado que estes banhos podem ajudar a manter os odores corporais sob um substrato estável como aquele proporcionado por uma camada de barro aderida ao pêlo.

Mensagens populares