O Escorpião!

O Escorpião é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos.


Ciclo Vital:
Os escorpiões são animais invertebrados terrestres que preferem lugares secos ou húmidos e podem ser encontrados em desertos, savanas, cerrados, florestas temperadas e tropicais, em habitats que podem ser debaixo de folhas, de pedras, madeiras, fendas de rocha, debaixo ou dentro de tijolos, sob entulhos de qualquer natureza ou mesmo sob cascas soltas de árvores, em baixo ou em grandes alturas destas. Algumas espécies podem ser encontradas dentro de bromélias, em cupinzeiros, em covas humanas, dormentes de ferrovias, ao longo das praias, na zona entre marés ou em cavernas.

Existem escorpiões em todos os continentes, excepto na Antártida. Encontramos espécies nos Alpes suíços e Europa em geral, no México, Estados Unidos e Canadá, na América do Sul em geral, entre lixo e entulhos das pequenas e grandes cidades, na hiléia brasileira, na Oceania, no norte do Mediterrâneo, no Oriente Médio, na Índia, no norte e sul da África e Ásia. As suas cores variam do amarelo palha ao negro total, passando por tons intermediários, como o amarelo-avermelhado, vermelho-amarronzado, marrom e tons de verde ou mesmo de azul.

São animais carnívoros e têm geralmente hábitos nocturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. A sua alimentação é baseada em insectos invertebrados tais como: cupins, grilos, baratas, moscas e mutucas, e também de outro aracnídeo, a aranha. Uma curiosidade a destacar aqui é o fato de, quando há escassez completa de alimento, os animais desta espécie praticam o canibalismo para sobreviver, ou seja, devoram os seus semelhantes. Os escorpiões conseguem comer quantidades imensas de alimento, mas só precisam ingerir 10% da comida de que necessitam, podendo passar até um ano sem comer e consumindo muitíssimo pouca água, quase nada durante sua vida inteira.

Os predadores naturais do escorpião são as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

Mensagens populares