Terrários

Quando se esta a pensar em comprar um terrário, e na decoração do mesmo, o primeiro que se deve fazer é conhecer as características e necessidades do animal em concreto. Pois devemos criar um habitat, o mais parecido possível á origem do animal. Para criar esse ambiente o mais aconselhável é usar um terrário rectangular de vidro ou de plástico.

O terrário ideal para uma tarântula terrestre, depende tanto da espécie como da idade do exemplar, o mais normal é utilizar um terrário de 25cm x 20cm x 20cm, contudo um terrário um pouco maior 45cm x 40cm x 30cm torna-se mais fácil de decorar, mas este ultimo devido as suas dimensões vai dificultar a caça.

Se se tratar de uma espécie arborícola, o terrário devera ser mais alto que largo, já que fazem os seus “ninhos” nas alturas, um terrário com 30cm x 30cm x 45cm será o suficiente para uma espécie adulta. Todos os terrários devem ter ventilação, isto é muito importante. Um dos aspectos também muito importantes quando se esta a montar um terrário é o substrato. Com uma pequena camada de substrato de 2 a 3 cm bastara, mas é aconselhável saber bem as características da espécie, pois temos uma tarântula bastante conhecida a Aphonopelma seemanni, que podem precisar de até 10cm de substrato, já que estas cavam covas bastante profundas.

Como se pode ver, se conhecermos as características básicas da tarântula vai-nos ajudar muito na escolha do terrário, do substrato e da decoração.

Relativamente à decoração, isso depende de cada um, desde que seja o mais parecido com o habitat da espécie. Existem vários artigos à venda para decoração de terrários (desde plantas artificiais a paus e pedras), pessoalmente recolho tudo da natureza para que seja o mais idêntico possível, mas antes de colocar qualquer coisa que seja fervo tudo para evitar parasitas. Existem terrários da exo-terra bastante bonitos, mas caros.

Mensagens populares