Répteis

Classe de vertebrados, de corpo geralmente alongado, excepto nos cágados e tartarugas, e coberto de escamas ou placas queratinizadas.

PRINCÍPAIS GRUPOS DE RÉPTEIS

Os Quelónios (Cágados e Tartarugas) têm o corpo coberto por uma carapaça óssea revestida de placas córneas. O esqueleto é parcialmente ligado à carapaça. Não têm dentes, mas as maxilas são cobertas de substância córnea que lhes dá grande resistência. São dotados de grande longevidade (mais de 200 anos). Há dois tipos principais de tartarugas: as terrestres, de carapaça arqueada e membros aptos para a marcha, e as aquáticas, de carapaça achatada e membros remi formes. A tartaruga-cáspica (Clemmys caspica) está representada em Portugal pelo cágado (C. caspica leprosa). A tartaruga-grega (testudo graeca) é muitas vezes mantida em cativeiro. Outro cágado ou tartaruga terrestre (Emys orbicularis), que vive na Europa central e meridional, existiu outrora no Norte da Europa, durante o período pós-glaciar, de clima quente, como o provam as carapaças encontradas. Tanto a tartaruga comestível ou tartaruga-do-mar (Chelonia mydas) como a tartaruga-bico-de-falcão ou tartaruga-verdadeira (Eretnochelis imbricata) vivem nos mares quentes, como, por exemplo, nas águas marinhas do Brasil.

Os Lagartos estão representados no Norte da Europa pela Lacerta vivipara, que pode medir 18 cm, incluindo a cauda de 10 cm, o lagarto-da-areia (Lacerta agilis), de 25 cm de comprimento total, com cauda de 13 cm, e o lagarto-sem-pernas ou licanço (Anguis fragilis), de 30 cm a 40 cm de comprimento. No Centro e no Sul da Europa encontram-se lagartos, como o sardão (Lacerta lepida), que podem atingir 50 cm de comprimento.

Os Camaleões são arborícolas e podem mudar de cor de harmonia com o ambiente.

As Cobras são desprovidas de membros, mas em algumas (serpentes gigantes, como as gibóias) encontram-se, debaixo da pele, vestígios dos membros posteriores.

Os Crocodilos são os répteis mais altamente evoluídos, o que é denunciado pelo coração dividido em quatro cavidades e pelos dentes implantados em alvéolos.

Mensagens populares