O que preciso levar para a hospedagem do meu cão num hotel para cães?


Quando vamos de férias, costumamos deixar o nosso cão num hotel para cães. Soa chique, eu sei, mas é a forma como ficamos mais descansados enquanto estamos fora. Para mim, nada paga a sensação de saber que não está sozinho, que há logo alguém disponível no caso de acontecer alguma coisa, e que a comida e a água são mudadas várias vezes ao dia. 


No entanto, como sei que muitas pessoas ainda não sabem como é que os hotéis para cães funcionam, queria tirar algumas dúvidas. O que é preciso levar para a hospedagem de um cão num hotel para cães? Também é preciso levar uma mala? 


Boletim de Vacinas


A primeira coisa que precisa de levar para a hospedagem do seu cão num hotel para cães é… o boletim de vacinas! Qualquer hotel para cães de confiança vai pedir que comprove que o seu melhor amigo tem as desparasitações e as vacinas em dia. Por isso, pode ter de mostrar o boletim de vacinas quando fizer a reserva ou mais tarde, durante o check-in. 


Já agora, aproveito para realçar mesmo que não deve deixar o seu cão num hotel para cães ou alojamento familiar (também conhecido como pet hosting) e não peça para ver o boletim de vacinas e que confirme que o cão está desparasitado. Se não tiver esse cuidado, é muito fácil que o seu melhor amigo apanhe parasitas ou doenças e que os leve para casa!


👉 Veja aqui o guia completo para escolher um hotel para cães de confiança.


Ração/ Alimentação


Outra coisa que recomendo levar para o hotel para cães é a ração a que os vossos cães estão habituados. E agora sei que está a pensar, ‘como assim, eles não dão comida no hotel para cães?’. Claro que os hotéis para cães também têm comida. No entanto, como isto é um custo à parte, fica mais barato levar a ração de casa. A propósito, podem ver aqui os preços de um hotel para cães… e depois agradeçam-me pela dica! ;) 


Além disso, há animais que estranham muito a mudança de comida (a que já se junta a mudança de ambiente, claro). Por isso, recomendo muito que levem a ração ou comida (se fizerem em casa) a que o cão está habituado para o hotel – evidentemente, devem etiquetar tudo muito bem com o nome do vosso patudo, para não haver confusões.


De resto, se o vosso cão faz uma alimentação diferente (por exemplo, ração especial para os rins, para o fígado, problemas dermatológicas, raças específica, etc) também acho preferível manter a mesma ração, que presumo que já foi recomendada pelo médico veterinário, do que arriscar com a alimentação da clínica.


Uma manta/ camisola


Provavelmente toda a gente que tens cães ou gatos já conhece este truque, mas uma coisa que não pode faltar na minha lista do que levar para uma hospedagem de cães é uma manta cá de casa ou uma camisola com o nosso cheiro. O cheiro é muito reconfortante para os animais e faz com que se sintam mais cómodos no hotel.


Aliás, dica extra: ponham a manta ou camisola logo dentro da transportadora, para que o cão fique calmo durante todo o percurso entre a casa e hotel. Eu não levaria um brinquedo, porque na transportadora não há espaço e teria medo de perder o brinquedo no hotel. Já a manta parece uma aposta muito mais segura.


Medicação


Se têm um cão que toma medicação para algum problema de saúde, por exemplo anti-epilépticos, insulina, etc, também recomendo que levem a medicação para o hotel. O ideal é escrever o esquema da medicação na caixa para que a equipa saiba sempre qual é a dose idel e as horas a que tomar.



E é isso! Não precisam de se preocupar com mais nada, porque os hotéis para cães têm brinquedos, taças para a água e até comida (se a que levarem não chegar!). Realmente é um serviço “all inclusive”, tal como um resort para humanos. Por isso, vão de férias descansados: não têm nada com que se preocupar.


Mensagens populares