Vai viajar? Descubra como funciona o serviço de pet sitting

Se vai de férias, é provável que não possa levar o seu melhor amigo. A maioria dos alojamentos não aceita animais. As companhias aéreas low-cost não aceitam animais. Por isso, há imensos entraves a viajar com os nossos companheiros de quatro patas. Mas também sejamos honestos: mesmo que pudessem ir connosco, muitos não gostariam. Há muitos animais que gostam da sua rotina, e ressentem-se se forem retirados do ambiente que conhecem e dominam. Nesses casos, é melhor optar por um serviço de pet sitting.





O que é o pet sitting?


O pet sitting é um serviço em que um profissional (o pet sitter) vai até sua casa para tomar conta do do seu animal de estimação. O nome é uma espécie de jogo com a palavra “baby sitting”, em que alguém vai a casa para tomar conta do seu bebé. Em comparação com um hotel para animais, o pet sitting é mais relaxado para o seu melhor animal, que fica no ambiente em que se sente à vontade, e também mais económico. Ainda assim, persistem algumas dúvidas sobre o serviço de pet sitting.


Se tem dúvidas sobre o que inclui o serviço de pet sitting, ou se vai receber vídeos e fotos, aconselho a falar com o pet sitter que está a pensar contratar. Geralmente, para os gatos, o pet sitting (ou “cat sitting”) inclui a mudança de água, da ração, a limpeza da caixinha de areia e, claro, muita atenção e brincadeiras. Alguns pet sitters fazem visitas mais longas, de até uma hora, enquanto outros fazem visitas de médico, mais curtas, que são só o suficiente para que o gatinho não se sinta completamente sozinho.


No caso dos cães, o pet sitting (ou “dog sitting”) tem uma exigência superior. Isto porque os cães precisam de passear todos os dias. Por isso, o pet sitting tem de se combinar com o “dog walking”. Evidentemente, o pet sitter tem de passar mais tempo com o seu cão para o passear, para o levar a fazer as necessidades, para brincar, dar de comer e beber. Portanto, quase sempre o dog sitting é mais dispendioso do que o pet sitting para gatos. Ainda assim, é uma boa alternativa ao hotel para cães.


Que serviços extra pode pedir ao pet sitter? 


O serviço de pet sitting inclui sempre a troca de água, comida e cuidados de higiene básicos, como a limpeza da caixa de areia (no caso dos gatos). Para os cães, o pet sitting inclui pelo menos um passeio diário. No entanto, existe a possibilidade de contratar outros serviços. Por exemplo, se o seu animal de estimação tem um problema de saúde, muitos pet sitters são capazes de administrar a medicação habitualmente. Também é possível acordar com o pet sitter mais do que uma visita por dia, caso seja necessário. 


Alguns pet sitters também prestam outros serviços de higiene e grooming, como escovar o pêlo, cortar as unhas aos gatos, dar banho aos cães, tratamento de pêlo e tosquias ou limpeza das orelhas. Normalmente, estes serviços representam uma taxa extra, mas pode-se aproveitar as visitas a casa para fazer estes cuidados num ambiente calmo. Muitos animais stressam ao fazer o corte de unhas ou a limpeza de orelhas no veterinário ou mesmo num spa para animais porque estão num espaço desconhecido.


Quanto custa o serviço de pet sitting?


O preço do serviço de pet sitting depende da experiência do pet sitter, da sua reputação, da duração da visita (menos de uma hora, uma hora ou mais), do número de visitas diárias (uma visita ou mais) e dos serviços extra que desejar contratar (por exemplo, toma de medicação, corte de unhas, grooming, etc). Por isso, recomendo comparar mais do que um pet sitter antes de escolher um profissional. A Fixando ajuda nesta missão, já que pode comparar até 5 orçamentos de pet sitting gratuitamente.


Se tem curiosidade, também pode procurar um hotel para cães para comparar os preços. Por exemplo, aqui fica a página para encontrar hotéis para cães no Porto. No entanto, na minha experiência, para gatos, o pet sitting fica sempre mais barato e é mais confortável. No caso dos cães, acho que também compensa se tiverem mais do que um cão em casa (geralmente não há acréscimo de preço para um segundo pet) e se tiverem cães de grande porte, porque as boxes grandes são muito caras.


Mensagens populares