Truques para conseguir dar banho ao seu animal de estimação



O seu animal de estimação faz chichi onde não deve? Precisa de o lavar depois de uma ida ao veterinário? Está preocupado com o covid-19? Infelizmente, muitos animais de estimação resistem a tomar banho. Mas se o seu animal de estimação foge da água, este post é para si. Com estes truques, o seu animal de estimação vai começar a gostar dos banhos!



Comece por relaxar o seu companheiro de quatro patas. É importante que o seu animal de estimação esteja relaxado antes de começar. Tente fazer-lhe algumas festas ou brincar com ele. Aos poucos, vá tentando aproximar-se do compartimento onde o vai lavar.





  1. Use água quente. Gosta de tomar banho de água fria? Claro que não! Com a água fria, qualquer animal foge. O ideal é usar água quente (cuidado para não queimar) e ir deixando que caminhe na água quente antes de molhar o resto do pêlo.
  2. Não deixe escorregar. Quando as patinhas já estiverem molhadas, tem de segurar no seu animal de estimação para que não escorregue. (e não fuja!) Vá passando a água quente e o gel de banho – é importante que seja apropriado para animais, não use um para humanos – e faça sempre festas, para manter o animal calmo e relaxado.
  3. Seque com cuidado. Quando o seu cão ou gato começar a tentar fugir, não tente forçar. Acabe o banho depressa, seque as patas e tente secar o resto do pêlo o máximo possível com uma toalha. A toalha vai absorver a maioria da humidade e, se fizer movimentos suaves, a maioria dos animais deixa-se secar. Não se assuste quando abanar as orelhas e sair água! Alguns gatos e cães de pequeno porte também aceitam o secador – se o seu animal de estimação não se assusta, pode tentar.



Se tem um animal de estimação de grande porte, ou se precisa de o segurar com mais força para conseguir dar banho e lavar, é mais recomendável procurar um serviço profissional de banhos e tosquias próximo de si. No caso do seu animal ter medo de água, pode fazer antes algumas aulas para mudar este comportamento.

Mensagens populares