Renas

A rena é um cervídeo de grande porte, com chifres, que vive em manadas e habita latitudes altas. São animais característicos das regiões árcticas do norte do Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia.

Este animal mede 1,20 m de altura e pesa 200 a 300 quilos. Devido ao dimorfismo sexual que apresentam, os machos são até 300 quilos maiores do que as fêmeas.

A pele das renas é espessa e revestida por duas camadas de pêlos, uma mais exterior, de pêlos delicados e outra mais interior muito densa. A cor varia, podendo ir do branco ao cinzento-escuro, mas normalmente apresentam uma tonalidade acastanhada ou acinzentada, com partes mais claras. Possuem cascos flexíveis e bastante largos que lhes permitem, por um lado, andar sobre a neve e sobre a lama sem se afundarem, e, por outro lado, escavar a neve à procura de comida.

A rena é a única espécie de cervídeos em que a fêmea também tem chifres. Os machos utilizam-nos para competir com machos rivais na altura do acasalamento, no Outono, enquanto que as fêmeas os usam para proteger as crias dos predadores. Mas não são usadas só contra os inimigos de outra espécie, também podem ajudar a estabelecer a hierarquia do grupo, onde os machos lutam entre si, usando as armações como arma de combate para determinar o dominante (o chefe do grupo).

As principais fontes de alimentação das renas são bambus, folhas de sempre-vivas, ervas rasteiras e, principalmente, líquenes. Estes animais podem, no entanto, comer também pequenos pássaros e ovos.

Geralmente, a rena é silenciosa, mas os seus tendões produzem ruídos secos e agudos que podem ser ouvidos a grandes distâncias quando viaja em grandes grupos.
Este animal costuma ser atacado por ursos, lobos, seres humanos e, por vezes, os corvos causam cegueira em renas recém-nascidas, perfurando-lhes e comendo os seus olhos.

Antigamente, nos países nórdicos, lá muito para o norte da Europa, os habitantes utilizavam as renas como meio de transporte sobre a neve (para puxar trenós), alimentavam-se do seu leite, comiam a sua carne e vestiam-se com a sua lã e pele.

Mensagens populares