Gnu: o boi cavalo!

O gnu, também conhecido como boi cavalo, habita uma grande região que vai da zona central do continente africano até ao extremo sul do mesmo. Apesar das guerras que martirizaram a savana africana, estes animais nunca correram o risco de extinção.
É um animal sociável e costuma ser encontrado em bandos de 20 a 50 indivíduos, geralmente liderados por um velho macho. Além disso, são animais migratórios e, na época das secas, juntam-se em bandos que ultrapassam os 2000 indivíduos.

O gnu é um animal muito estranho. Tem o corpo de um cavalo, as longas pernas de um antílope, a cabeça e os chifres de uma vaca e uma crina comprida. Anda da mesma maneira que um cavalo: move primeiro as patas de um lado e depois as do outro.

Estes animais são herbívoros e vivem em grandes manadas, que pastam livremente pela savana. São uma das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens africanos, mas são também um dos adversários mais temidos por estes predadores. Um coice ou uma cornada podem ser fatais para o predador, motivo pelo qual os leões respeitam estes animais e, se são mal sucedidos numa primeira investida, evitam atacar segunda vez, pois sabem que o gnu está alerta e que se vai defender ferozmente. Os predadores optam quase sempre por observar uma manada de gnus e escolher os que são mais vulneráveis, para não correrem riscos. Normalmente, optam pelos animais mais velhos, pelas crias, ou por aqueles que estão feridos.
O acasalamento dá-se na Primavera e os filhotes nascem no Inverno seguinte.

Comprimento: 2,50 m
Altura: 1, 50 m
Peso: até 270 kg
Esperança média de vida: cerca de 20 anos

Mensagens populares