O Rei da Selva

O Leão é um dos maiores felinos do Mundo e é dos mais sociáveis. Vive em grandes famílias, constituídas por um macho dominante, muitas fêmeas e crias. Os jovens machos são afastados do grupo logo que atinjam a maturidade sexual pelo macho dominante, voltando frequentemente para disputar com este a liderança do grupo.

O seu habitat encontra-se em África, nas savanas. Além de serem um dos maiores felinos, também são um dos maiores carnívoros, alimentando-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas.

As fêmeas são as caçadoras e os machos são os que se alimentam primeiro, seguidos das crias e, por fim, das fêmeas.

A diferença entre machos e fêmeas está na juba à volta da cabeça que só os machos possuem.

Quanto a dimensões, os leões podem medir cerca de 1,90 m, ter 90 cm de altura e pesar 150 kg. Vivem à volta de 20 anos.

Sabia que...?
· O rugido de um leão se consegue ouvir a 8 km’s de distância?
· Os leões passam quase todo o dia a dormir (como todos os felinos) e saem para caçar ao fim do dia ou à noite, que é quando os outros animais estão a dormir ou a beber?
· Enquanto uma leoa está prenha, as outras leoas do grupo caçam e tratam dela?
· Os leões podem acasalar mais de 50 vezes num só dia?

Para rir:
Dois leões fugiram do Jardim Zoológico. Um dos leões foi para as matas e outro foi para o centro da cidade. Depois de uma semana, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas. Voltou magro, faminto e alquebrado. Assim, o leão foi reconduzido à sua jaula. Passados oito meses o leão que fugira para o centro da cidade foi recapturado. E voltou para o Jardim Zoológico gordo, sadio, a vender saúde. Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega: "- Como é que conseguiste ficar na cidade este tempo todo e ainda voltar com esta saúde?" O outro leão então explicou: "-Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública. Cada dia comia um funcionário e ninguém dava por falta dele." "-E porque voltaste então para cá? Tinham acabado os funcionários?" "-Nada disso. Funcionários públicos é coisa que nunca mais acaba. É que eu cometi um erro gravíssimo. Tinha comido o director geral, um director de serviços, um chefe de divisão, um chefe de repartição, um chefe de secção, diversos funcionários e ninguém deu pela falta deles! Mas, no dia em que eu comi o que servia o café... Apanharam-me."

Mensagens populares