Dragão de Komodo


O Dragão de Komodo é um réptil que vive nas ilhas Komodo e suas ilhas adjacentes, na Indonésia. É a maior espécie de lagarto, e somente foi conhecido pela ciência ocidental em 1912.

Este réptil já vivia na face da terra muito tempo antes da existência do homem. Robusto e com aparência de dinossauro, pode pesar até 125kg e medir até 3.1 metros. A sua dieta baseia-se em porcos, cabras, veados, búfalos, cavalos, dragões pequenos e até pessoas. O Dragão de Komodo também come carcaças de animais. Com seu faro pode localizar uma carcaça de búfalo à kilometros, e é capaz de devorá-la toda.

Na sua mandíbula estão alojadas bactérias letais, os animais que conseguem escapar das suas garras acabam por morrer com infecções. São animais protegidos por lei, pois estão ameaçados de extinção.
Nas ilhas Komodo, Rinca, Padar e Flores, onde são encontrados, os Dragões de Komodo são uma grande atração turística, apesar de um turista já ter sido morto por um deles.

Normalmente não são animais agressivos, já que os habitantes locais convivem com eles diariamente nas praias. São ovíparos, colocando de 15 a 35 ovos por fêmea, e vivem em média 50 anos.

Mensagens populares