Gatos vs. Cães: Qual é a Escolha Certa?



Há uma eterna disputa entre gatos e cães. Até há quem se identifique como “cat person” ou “dog person”. Mas também há, claro, pessoas que gostam tanto de gatos como de cães. Para estas últimas, pode ser difícil escolher entre gatos e cães. Vejamos, então, quais são as suas características distintas e o que esperar dos seus companheiros de 4 patas. Esperamos que faça a escolha certa entre gatos e cães!


Como é ter um gato em casa?


Os gatos são conhecidos pela sua independência, que às vezes até lhes dá má fama. É comum as pessoas acharem que os gatos são fugidios e que só se aproximam quando querem comer. Mas é mentira, porque também se chegam aos humanos quanto está frio! Estou a brincar, obviamente. Aqui em casa sempre tivemos gatos e sempre se aproximaram de nós. 


Aliás, parece que têm um sexto sentido para adivinhar quando um membro da família está doente e precisa de apoio. No entanto, não posso mentir, quase sempre se afeiçoam mais a uma pessoa, que talvez seja a única a quem dão a barriguinha ou a quem deixam cortar as unhas. Mas isso também acontece com os cães, que também acabam por ter sempre um favorito!


Agora, há uma coisa muito positiva nessa independência dos gatos. Ao contrário dos cães, que precisam de ir à rua todos os dias para fazer as suas necessidades, os gatos podem passar o dia sozinhos em casa. Não começam a ladrar sem o dono, vão sozinhos à caixinha da areia, e quando chegar a casa estão prontos para lhe dar mimo no sofá. Não é preciso ir passear, podem enrolar-se na manta.


Contudo, atenção! É preciso respeitar o espaço dos gatos. Não force festas na barriga quando o gato não está completamente relaxado, por exemplo. Espere que chegue até si, dê-lhe um espaço seguro onde possa controlar tudo o que se passa e não se esqueça de manter sempre a caixinha limpa. Sim, porque se não limpar o gatinho vai ser o primeiro a queixar-se. 


Outro cuidado que deve ter é esterilizar os gatos, incluindo os machos. Os gatos podem começar a reproduzir-se quando ainda só têm meses! Veja aqui o preço da esterilização de gatos ou procure alternativas à esterilização dos gatos.


Como é ter um cão em casa?


Os cães são conhecidos pela sua lealdade ao dono e pela sua necessidade de o proteger. Ao contrário dos gatos, são animais sociáveis, que pode levar consigo a um café ou restaurante, para brincar na praia, para passar férias com família, e por aí em diante. Além disso, há pessoas que gostam de usar os cães para guardar a casa ou até para trabalhar no campo. 


No entanto, ter um cão em casa é um compromisso. Os cães precisam de sair todos os dias, nem sempre fazem as necessidades no sítio certo, e precisam de gastar a sua energia. Por isso, só faz sentido adoptar um cão se tiver disponibilidade para passear com ele todos os dias, brincar com frequência e conseguir passar tempo com ele. Caso contrário, o cão não é feliz.


Da mesma forma, também precisa de ter em atenção que é mais difícil educar um cão do que um gato. Se vai adoptar um cão, pode ter de procurar uma escola para cães ou um treinador de cães. Em muitos casos, esta é a única forma de evitar que o cão faça chichi fora do sítio, de não ser agressivo, e de conseguir socializar com outros animais e crianças. 


Por isso, antes de adoptar um cão, faça a conta aos custos. Veja quanto custa uma ração de boa qualidade, quanto custam as aulas para cães, e por aí em diante. 


Cães vs gatos: qual é a melhor escolha?


Ambos oferecem amor incondicional, companheirismo e alegria, cada um com seu toque único. Mas, no final de contas, a escolha entre gatos e cães depende da sua preferência pessoal e também do seu estilo de vida. Quanto tempo por dia pode passar com o seu animal de estimação? Como vai fazer enquanto estiver de férias ou se tiver de ir trabalhar para outro sítio? 


É importante pensar em todos os cenários e nas implicações que tem para a sua família. Mas, seja qual for a sua escolha, a decisão de adoptar um gato ou um cão será recompensadora, porque terá um companheiro para muitos anos.

Mensagens populares