Esterilizar os gatos: sim ou não?
Esterilizar os gatos: sim ou não? Esta é uma das perguntas que nunca deixo de ouvir. Alguns não hesitam em defender a esterilização, enquanto outros se opõem a esterilizar os seus animais e consideram-no uma “crueldade”. Há argumentos contra e a favor, mas não há dúvidas que as vantagens superam as desvantagens. Aqui ficam os motivos pelos quais deve esterilizar o seu gato:
1. Maior esperança de vida
No caso das gatas, a esterilização previne cancros de ovário e de útero, assim como a morte durante o parto. Já nos gatos, a esterilização torna-os menos competitivos e violentos - o que significa que deixam de lutar com outros gatos. Por outro lado, a incidência de doenças sexualmente transmissíveis (como a FIV e FELV) também é muito menor.
2. Fogem menos de casa.
Como estão esterilizados, as gatas e os gatos castrados tendem a “fugir” para acasalar. Muitos gatos acabam por se perder e por nunca voltar a casa, além dos inúmeros casos em que um destes “passeios” acaba terrivelmente mal (gatos atropelados, encurralados nos motores dos carros durante o Inverno, etc). Então, isto também acaba por fazer com que os gatos esterilizados acabem por ter uma esperança média de vida superior à dos gatos por esterilizar.
3. Menos dor durante os cios.
No caso das gatas, os cios podem causar desconforto. Ao contrário do que acontece com os humanos, nos gatos o acasalamento ocorre apenas para a reprodução da espécie - portanto, ao esterilizar os gatos e as gatas, não os estamos a privar de uma parte importante da sua vida.
4. Controlar as ninhadas.
Nas gatas, a gravidez dura 2 meses. Com 5 ou 6 meses, as gatinhas já podem engravidar. Isto significa que, em muito pouco tempo, um casal de gatos pode ter dezenas e centenas de descendentes. Escusado será dizer que isto se torna insustentável por motivos de espaço, de comida e de higiene. Esterilizar é, assim, a única forma de controlar as ninhadas que vão nascendo.